sábado, 1 de outubro de 2011

Não basta conhecer,é necessário permanecer.


Sinto uma profunda tristeza em ver a falta de esforço de muitos cristãos de estar na presença do Senhor, os mesmos são vencidos por pequenas dificuldades, coisas insignificantes diante do sacrifício de Jesus na cruz, quantas barreiras criamos, quantas vezes somos o impedimento do milagre em nossa vida e nossa família, permitimos que a futilidade seja coordenadora de nossas decisões perante o Senhor, tudo se torna dificuldade, tudo se torna em barreira, tudo nos deixa mais distantes de Deus, o que será que se passa no coração de Deus, quando Ele olha os seus filhos parados, estagnados, sem ação e reação? Ele como homem sentiu dores, fome, humilhação, agonia, abandono, e amargura de espírito por nossa causa, e nem nos lembramos disso, e quando uma pequena fração destes sentimentos nos alcançam, paramos, desistimos, olhamos para trás, queremos voltar, abandonar o barco, os grande homens e mulheres de Deus são forjados em meio às dificuldades, como podemos dizer que somos filhos de Deus se as vezes não lutamos pelo Reino do Pai, se qualquer adversidade nos deixa distantes dos propósitos de Deus, o que se passa no coração de Deus, quando Ele olha seus filhos como desertores? Pessoas que foram alvos de grande investimento, Cristo investiu a própria vida em favor da nossa, a palavra diz que virá um tempo em que uma grande fome tomará conta da terra, mas não fome de pão ou de algum alimento, más fome da palavra de Deus, muitos irão buscar, mas não irão encontrar, temos que aproveitar o tempo do banquete, o tempo em que podemos assentar à mesa do Rei, estes dias estão contados segundo Amós,

Eis que vêm os dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.” Amós 8:11

Como o Senhor olha aqueles que não seguem avante? As palavras dizem que:

1- MAIS IMPORTANTE QUE CONHECER A CRISTO, É PERMANECER NELE

a)- Permanecer em obediência a Ele e sua palavra (Jo14:23).

b)- Tão importante quanto ouvir o “Vinde a mim”, é viver o “permanecei em mim” (Mat. 11:28; João 15:4).

c)- Muitos conhecem a Jesus mas não permanecem n’Ele: Ex. O jovem rico (Marc. 10:17-22).

Ex. Os 70 discípulos... não permaneceram com Jesus ( João 6:60-66).

d)- Muitos que começam bem deixam esfriar o primeiro amor por Jesus (At. 19:18-20). Ex. A igreja de Éfeso (Apoc. 2:1-7).

e)- Mais importante do que crê em Cristo, é permanecer n’Ele como ramo da videira verdadeira fazendo sua vontade. (João 15:5).

f)- Cristo é o autor da nossa salvação, de nossa fé, é a nossa justiça, nossa santificação, nossa sabedoria, nosso único Senhor e salvador, nossa única esperança, permanecer n’Ele é permanecer na vida.

2- PERMANECER EM CRISTO DEFINE OS FRUTOS (V.5,8).

a)- Sem a videira, os ramos não podem produzir nada (v.5). O Cristão vive somente em Cristo e sempre depende da vida do Espírito Santo diariamente. Fora de Cristo não há vida.

b)- Tudo o que a videira possui pertence aos ramos. Tudo o que a videira tem está à disposição dos ramos, toda a sua plenitude, toda a sua riqueza são para você, pois, a videira não vive para si mesma, nem retém nada para si, mas faz tudo apenas para os ramos, para que estes produzam muitos frutos (João 15:5,8; 14:12).

c)- Tudo o que os ramos possuem pertencem à videira. O ramo não existe para si, mas vive para produzir frutos que manifestem a excelência da videira. A única razão da existência do ramo é servir à videira e a razão para viver, a vontade, a gloria, a obra e o reino de Deus, produzindo frutos para a gloria do Seu Santo nome (Jo 15:5,8,16)

d)- Aquele que permanece em Cristo frutifica de maneira generosa. A presença do Espírito da videira faz o permanecedor ser generoso. Ele entende que no reino de Deus quem recebe compartilha naturalmente (Jo 15:5,8; Mat. 5:13-16).

e)- O coração daquele que permanece em Cristo está sempre cheio de amor e compaixão pelas pessoas, por isso, com alegria ele compartilha a mensagem de salvação e assim ganha muitas vidas para a glória de Deus.

3- PERMANECER EM CRISTO DEFINE OS RESULTADOS DA ORAÇÃO (V. 7).

a)- O permanecedor sabe que para ter vitória na vida de oração é preciso viver um relacionamento sem barreiras com Jesus, em comunhão e intimidade com Ele sempre.

b)- Os resultados da oração daquele que permanece em Cristo são ilimitados (V.7). Nosso relacionamento sem barreiras com Jesus é a conexão com a fonte de todo sucesso na vida de oração.

c)- Aquele que permanece em Cristo, na oração derrama o coração diante de Deus e recebe o coração de Deus derramado nele, então, ora segundo a vontade de Deus e é bem sucedido, porque está identificado com Cristo.

d)- Deus derrama o seu coração sobre aquele que permanece n’Ele, e este derrama em palavras o coração de Deus diante do povo, como a própria voz de Deus...

e)- O sucesso da oração depende do quanto permanecemos na videira, porque o sucesso da vida de oração que já estava em Jesus certamente é dado ao que permanece nele.

4- PERMANECER EM CRISTO DEFINE O DESTINO (V6).

a)- Nosso alvo principal da vida é viver um relacionamento sem barreiras com Jesus, permanecendo intimo dele e terminar aprovado (Rom. 16:10).

b)- Mais importante que sair do Egito é não morrer no deserto e entrar em Canaã...

Mais importante do que conhecer a Cristo é permanecer bem nele e entrar no céu... (Luc. 13:23-28).

c)- Mais importante do que conhecer a Bíblia, é obedecer os seus ensinamentos, praticar seus mandamentos, viver os seus princípios, isso define o nosso destino (Mat. 7:21-23; Tiago1:22).

d)-Mais importante do que crê em Deus, é andar com Ele e fazer sua vontade ( Tiago 2:19 ; Mat. 6:9,10).

e)- Aquele que conhece a Cristo e não o segue, seria melhor não ter nascido (II Pedro 2:20-22).

f)- Aquele que permanecer e perseverar até o fim esse será salvo ( Mat. 24:13).

g)- A coroa da vida será dada àqueles que permanecem fiéis até o fim (Apoc. 2:10).e


Permaneça, esta é a única saída para a nossa vida.

Deus abençoe .
Eduardo Santos, pr

Nenhum comentário: