domingo, 13 de maio de 2012

Os 9 Leprosos.



 Lucas 17:11-19
“E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passava pela divisa entre a Samaria e a Galiléia. Ao entrar em certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, os quais pararam de longe, e levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós! Ele, logo que os viu, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, enquanto iam, ficaram limpos. Um deles, vendo que fora curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, dando-lhe graças; e este era samaritano. Perguntou, pois, Jesus: Não foram limpos os dez? E os nove, onde estão? Não se achou quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou."

Quem entenderá o homem e seus pensamentos? Até quando seremos assim? Ingratos, aproveitadores, falsos, vagantes da fé.

Jesus é sempre socorro bem presente na angústia, lembramos de Jesus quando estamos na angústia, abraçamos Ele quando estamos interessados em algo que Ele tem, aproveitamos de seu infinito amor e misericórdia, levantamos as mãos, cantamos, e dizemos “...não tenho um outro bem além de ti...” Até que conquistemos o que o nosso coração tanto queria, após alcançarmos “...pensamos ...Já tenho um outro bem além de ti...”

Em situações adversas lembramos de Jesus, queremos estar perto D’Ele, nos arrastamos em seus pés, choramos, nos humilhamos, oramos, subimos ao monte, pedindo a Ele resposta, que nos tire do buraco, que nos tire do lago de lodo, que troque o nosso fardo, heita..... fazemos até o que nós mesmos duvidamos que estamos fazendo, até pensamos que realmente estamos seguindo Jesus, levantamos as nossas mãos e gritamos “Eis-me aqui Jesus...” usa-me a mim... até os anjos acreditam, porém o grito é vazio, até parece uma cena de filme, quando alguém se aproxima de outra pessoa querendo receber algo em troca, e depois... já tenho o que eu queria, não preciso me aproximar novamente. A história dos 10 leprosos é uma tipologia de quem é o homem, os 10 procuraram Jesus, foram curados, mas depois somente um ainda permaneceu e ainda recebeu a salvação, os outros 9 receberam bençãos na terra, porém o que voltou ainda recebeu a salvação, o nosso maior bem.
Mas acredito que a lepra dos 9 eram na alma e no espírito.

Triste mas uma realidade em nosso tempo, Jesus ainda está a procura dos verdadeiros adoradores, daqueles que o buscam em espírito e em verdade, Ele ainda está a procura.

Em Cristo.

Pr. Eduardo Santos, colaborador do Evangelho.

Nenhum comentário: